20 de abr. de 2011

Ganhando dinheiro com a internet (TNE)

A primeira vista esse título pode parecer indicar mais uma receita milagrosa de como ficar milionário usando uma página de internet. Infelizmente não será uma receita de bolo.
Muitos já devem ter ouvido falar ou assistiram o filme que conta a história do "Facebook" e de seu criador, agora bilionário. Pois bem, não foi quebrando a cabeça para copiar nem se desdobrando para arrumar um jeito de ganhar dinheiro que seu negócio deu certo.
Também não estaria senso sincero se disse que fazer sucesso na internet é fácil. Aliás, requer esforço e muita dedicação.
Assim como todo bom negócio, precisa de planejamento.
Existem alguns casos, que citaremos logo mais, onde exigiram um investimento financeiro baixo e obtiveram um retorno muito alto. Porém em todos os tipos de negócio a dedicação é fundamental.
Hoje temos a explosão das vendas pela internet. Isso causou alguns efeitos colaterais na economia, inclusive nas políticas públicas de cobrança, pois já está vigorando a cobrança do bi-ICMS para compras realizadas por meio eletrônico.
Pois bem... depois de várias ondas, uma delas o já consolidado leilão e mercado de troca pela internet (eBay, Mercado Livre, etc), além de grandes lojas apostarem na força de vendas e distribuição que tem a internet (Americanas, Casas Bahia, etc), já temos modalidades de e-commerce diferenciadas.
No Brasil é recente, mas muito bem difundida, a compra pela internet através de sites de compras coletivas. Essa é uma das grandes idéias para ganhar dinheiro na internet atualmente.
Nesse tipo de negócio aplica-se a venda por um e-commerce onde os usuários se unem para comprar algum produto ou serviço por um preço que vai até 90% mais barato do que normalmente seria. Recebem um cupom virtual que é trocado no estabelecimento pelo produto ou serviço comprado.
Mas é fácil ter um negócio desses na internet? Quais as implicações legais?
Bom, pedimos ao consultor e diretor da Inter Sistemas, Jefferson Alex, para nos ajudar a elucidar algumas questões sobre esse tipo de e-commerce.

Como funciona um site de compras coletivas?
-Para o comprador, é como se estivessem passeando por um shopping e uma loja anunciasse: "Produto X agora com 60% de desconto", mas para comprar existe uma regra de que você precisa indicar mais 1 pessoa. Tipo uma promoção do amigo. O diferencial na internet é que as ofertas chegam até o seu e-mail e as pessoas que vão comprar com você muitas vezes não te conhecem, mas se juntam a você para poder comprar aquele produto/serviço por um preço muito menor do que o normal.
-Para o lojista isso é encarado como uma forma de divulgação do seu estabelecimento. Quem anuncia seu produto/serviço em um site de compras coletivas pode mensurar o retorno, diferente de anunciar em um Outdoor ou TV esse tipo de anúncio será comprado e a loja estará vendendo seus produtos normalmente, só que com o auxílio de uma ferramenta onde os compradores pagarão pela internet e o lojista não precisará se preocupar com cheque sem fundos.

É seguro comprar em um site desses?
-Atualmente a tecnologia usada nos sites de compra compra coletiva os tornam muito similar na questão de robustez e segurança dos seus dados. O que vai diferenciar mesmo é a qualidade do atendimento, nível das ofertas  e a segurança na finalização da compra. Quando é solicitado para o consumidor efetuar o pagamento, deve-se observar se o site está redirecionando para um ambiente seguro. Confira o cadeado de segurança no seu navegador antes de digitar o número do cartão de crédito ou emitir algum boleto.

Quanto custa ter um site de compra coletivas?
-Varia muito de preço para ter um web site desses. Aliás, não estamos falando de um site institucional, apenas com fotos da empresa, mas sim de um sistema robusto que precisa ter cadastro de produtos e clientes, além de registrar as compras feitas e emitir cupons de desconto. Existem muitos sites prontos no mercado, variando de R$15,00 (quinze reais) até R$15.000,00 (quinze mil reais). A diferença é na questão do suporte e hospedagem.

Quanto tempo posso ter o retorno do investimento em um site desses?
-Como costumo dizer, tudo parte do planejamento. Dependendo do modelo de negócios de sua empresa o retorno poderá vir em 1 mês ou em 1 ano. Vai depender do esforço em marketing, modelo de promoções e estratégias diversas, como o de relacionamento com cliente.

O que minha empresa precisa ter para abrir um site de compras coletivas?
-Apesar de ser um negócio pela internet, com pouco ou nenhum contato físico com o cliente, não deixa de ser um negócio e precisa estar regularizado. Todo estabelecimento comercial está sujeito as normas do  código de defesa do consumidor, além de ter que possuir seus registros legais para funcionamento.
-A princípio, depois da papelada pronta, é necessário um bom nome e um bom plano de hospedagem, além de um ótimo sistema de controle para o site.

A Inter Sistemas é desenvolvedora de sistemas para integração além de consultoria em webmarketing, contamos com profissionais capacitados e parcerias que garantem o ótimo funcionamento de um negócio como é o site de compras coletivas. Entre em contato para saber mais e iniciar seu negócio na internet hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo. Sinta-se a vontade para enviar seu comentário sobre nossa postagem.
A equipe da Inter Sistemas agradece sua participação.