14 de jan. de 2011

Formas de pagamento na internet

A internet é um sucesso! Isso é um lugar comum...
Bom, vamos ao que interessa: Você confia fazer compras na internet, ou ainda tem aquela dúvida e o que prevalece é o medo de digitar o número do cartão de crédito na página de compras?

As pesquisas informam que é crescente o número de pessoas que compram pela internet e confiam em sua eficácia. Em contrapartida, é crescente também o número de pessoas que têm medo de fazer compras pela internet por já terem sido enganadas ou por ficar assustada com o número de golpes aplicados na rede mundial de computadores - a Internet.

Mesmo com todas as campanhas na internet que alertam dos cuidados como: observar o cadeado de segurança, somente fazer compras em sites conhecidos, escolher métodos de pagamentos garantidos, entre outras precauções.
Atualmente existem vários métodos de pagamentos que já são considerados seguros para internet. Entre eles posso citar o PagSeguro (UOL), Pagamento Digital (BuscaPé), MOIP (IG), além do mais que conhecido Mercado Pago (Mercado Livre).

Como funciona? Bom, em suma, funciona como uma conta virtual que cada usuário possui e pode ser utilizada para pagar contas pela internet em diversos sites.
Quando um usuário, vendedor, envia uma requisição de pagamento ao cliente, essa ordem de pagamento é enviada através do sistema de conta virtual e o pagamento depende das condições pré-combinadas entre o vendedor e o sistema de pagamento.
O usuário, cliente, recebe o pedido de pagamento e efetua o login no sistema para escolher a forma de pagamento. Uma vez escolhida a forma, seja ela cartão de crédito, boleto, TEF, o usuário faz o pagamento dessa fatura online (ou offline quando escolhe imprimir boleto e pagar no banco/lotérica físico).
Esse pagamento não vai diretamente para o vendedor, mas sim fica retido na conta virtual durante um determinado período (depende do sistema escolhido). Somente após a aprovação (ou não contestação) do cliente pagante, o sistema libera o pagamento para o vendedor.
Simples? Bom, no começo parece meio complicado. Isso é feito sem perceber e tanto o vendedor quanto o cliente ficam seguros por meio de um agente financeiro que gerencia essa conta virtual, provendo um ambiente seguro para efetuar transação financeira via internet e atendendo a legislação de agente financeiro real.

Resumindo:
  1. Um cliente entra no site e efetua a compra;
  2. O vendedor recebe o pedido e envia uma requisição de pagamento, via e-mail;
  3. O cliente, cadastrado no sistema de pagamentos, entra no sistema e efetua o pagamento em ambiente seguro;
  4. O vendedor recebe o pagamento após um período de verificação do sistema;
  5. Todos ficam felizes!
Então, nada de medo ao comprar pela internet! Basta tomar os devidos cuidados e parar de fantasiar com os ladrões virtuais que existem, mas não devem pesar mais que a eficácia dos sistemas que protegem o internauta dos vilões virtuais. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo. Sinta-se a vontade para enviar seu comentário sobre nossa postagem.
A equipe da Inter Sistemas agradece sua participação.