31 de jan. de 2011

Concorrência e parceria entre empresas

No mercado de trabalho atual é normal que o empresário veja sempre os demais como possíveis rivais. Até em casos em que o ramo de atividade seja diferente, o medo de não dar certo por ter uma ideia roubada, um produto sem diferencial ou incapacidade gerencial muitas vezes toma o lugar da aptidão pelos negócios.

Com isso, muitos deixam de olhar para dentro de sua própria empresa e começam a travar uma batalha, imaginária e desgastante, com os demais empreendimentos de sua região/mercado.


O que é preciso levar em consideração é que nem todos são nossos concorrentes. Até porque existem inúmeros ramos de atividade, muitas vezes complementares mas diferentes pelo objetivo principal de sua área.
Um exemplo claro de empresas complementares é o ramo alimentício: Um restaurante depende de outras empresas como a de telefonia(para poder atender ligações de clientes, por exemplo), Açougue/fornecedor de carne (para poder oferecer aquela picanha ao seu cliente)... entre outros. Isso embora pareça óbvio para uns, muitas vezes passa desapercebido pelo olhar de quem está centrado em concorrência.

Nunca que a costureira irá tomar o mercado de uma loja de aluguel de roupas, do mesmo jeito que o açougue jamais suprirá as necessidades dos clientes de uma churrascaria.

Em contrapartida, o sentimento de parceria é sim o que move muitas empresas para o topo e trazendo um diferencial para seus clientes. As parcerias muitas vezes são anunciadas aos clientes como garantia de benefícios. Esse cenário é comum em lojas de eletro-eletrônicos, onde anunciam parcerias com fornecedores e etc. O cliente sente-se bem por estar consumindo um produto, ou até sendo beneficiado indiretamente pelo serviço prestado por uma empresa parceira a essa onde compra seu produto.

Estabeleçam parcerias... façam com que o cliente sinta-se bem vindos e atraídos pelos benefícios que determinado fornecedor traz para sua empresa.

A equipe da Inter Sistemas trabalha sempre no intuito de oferecer a parceria ideal, sendo que nosso serviço de consultoria em T.I não acaba no momento em que fornecemos sistemas para controle. Oferecemos treinamentos específicos de atendimento com automação comercial e melhoria de logística de vendas... com isso garantimos que nosso serviço prestado seja percebido pelo cliente de nosso cliente.

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